Pular para o conteúdo principal

Instalando o Skype 4.1 no Debian 6 Squeeze

Como todo mundo sabe, a Micro$oft comprou a Skype e vai migrar o msn para esse serviço. Por um lado é bom, porque o skype já possue um suporte aceitável no linux - inclusive o compartilhamento de cam, que tinha sido bloqueado pela M$ em outros sistemas que não fosse Windows e MSN.


Segue aqui a receita para instalar a mais nova versão com suporte a msn e facebook para Debian 6  Squeeze. No meu caso é 64bits, mas deve funcionar melhor ainda em sistemas de 32 bits.


Toda a operação deve ser realizada como root.

  1.  Baixe a versão Dynamic do Skype para Linux ( http://www.skype.com/intl/pt-br/get-skype/on-your-computer/linux/downloading.dynamic ).
  2. Descompacte a pasta do Skype que você baixou em '/opt'. Eu renomeei a pasta para 'skype', porque acho mais fácil de trabalhar.
  3. Instale os seguintes pacotes:
    $ aptitude install lib32asound2 ia32-libs ia32-libs-gtk
    
  4. Agora, baixe os seguintes arquivos:
    $ wget http://ftp.us.debian.org/debian/pool/main/q/qt4-x11/libqt4-webkit_4.6.3-4+squeeze1_i386.deb
    $ wget http://ftp.us.debian.org/debian/pool/main/q/qt4-x11/libqt4-phonon_4.6.3-4+squeeze1_i386.deb
    $ wget http://ftp.us.debian.org/debian/pool/main/q/qt4-x11/libqt4-xmlpatterns_4.6.3-4+squeeze1_i386.deb
    
  5. Não instale esses pacotes com o dpkg. Você deve descompactá-los com o comando 'ar' :
    $ ar -x libqt4-webkit_4.6.3-4+squeeze1_i386.deb
    $ ar -x libqt4-phonon_4.6.3-4+squeeze1_i386.deb
    $ ar -x libqt4-xmlpatterns_4.6.3-4+squeeze1_i386.deb
    
    que irá gerar uma pasta 'usr' na pasta do skype com o conteudo:
    usr/lib/libQtWebKit.so.4
    usr/lib/libQtWebKit.so.4.6
    usr/lib/libQtWebKit.so.4.6.3
    usr/lib/libphonon.so.4
    usr/lib/libphonon.so.4.3
    usr/lib/libphonon.so.4.3.1
    usr/lib/libQtXmlPatterns.so.4
    usr/lib/libQtXmlPatterns.so.4.6
    usr/lib/libQtXmlPatterns.so.4.6.3
    
  6. Com isso, já poderá executar o skype com o comando
    $ LD_LIBRARY_PATH=/opt/skype/user/lib/ ./skype
    
  7. Para disponibilizar a outros usuários do sistema, crie um script de nome 'skype' em '/usr/local/bin' com o seguinte conteudo:
    #!/bin/sh
    
    LD_LIBRARY_PATH=/opt/skype/usr/lib/ /opt/skype/skype
    

    e dê permissão de execução para que outros usuários do sistema o usem

    $ chmod ugo+x /usr/local/bin/skype
    

Assim, você poderá executar o skype onde quiser, inclusive criar um icone em sua barra de tarefas ou na área de trabalho.



Fonte: Introdução para skype para linux



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Javascript : Converter sigla de estados em nome de estados

Esse é um switch prático pra quem precisa converter as siglas dos estados brasileiros nos seus respectivos nomes. Dado uma variável 'UF' com a sigla, vamos salvar em 'ESTADO' o nome correspondente: switch(UF){ case 'AC': ESTADO = 'Acre'; break; case 'AL': ESTADO = 'Alagoas'; break; case 'AP': ESTADO = 'Amapá'; break; case 'AM': ESTADO = 'Amazonas'; break; case 'BA': ESTADO = 'Bahia'; break; case 'CE': ESTADO = 'Ceará'; break; case 'DF': ESTADO = 'Distrito Federal'; break; case 'ES': ESTADO = 'Espírito Santo'; break; case 'GO': ESTADO = 'Goiás'; break; case 'MA': ESTADO = 'Maranhão'; break; case 'MT': ESTADO = 'Mato Grosso'; break; case 'MS': ESTADO = 'Mato Grosso do Sul'; break; case 'MG': ESTADO = 'Minas Gerais&

PHP : array de estados brasileiros com nomes e siglas

Esse é um simples array com os nomes dos estados e suas correspondentes siglas. Cada estado é um array numerado e e "bem comportado" : tudo em minúsculas e sem acentos, porque evita problemas de compatibilidade de codificação e você sempre pode usar um "strtoupper", "ucfirst" e "ucwords" do PHP para tratar a formatação. $estados = array( 1=>array("sigla"=>"ac","nome"=>"acre"), 2=>array("sigla"=>"al","nome"=>"alagoas"), 3=>array("sigla"=>"am","nome"=>"amazonas"), 4=>array("sigla"=>"ap","nome"=>"amapa"), 5=>array("sigla"=>"ba","nome"=>"bahia"), 6=>array("sigla"=>"ce","nome"=>"ceara"), 7=>array("sigla"=>"df","nome"=>&q

Criando um repositorio GIT de forma fácil e rápida

Para se criar um servidor central git para salvar seus  projetos e compartilhar com outros desenvolvedores, tenha uma máquina rodando um servidor ssh  e um dominio. Caso a máquina so faça compartilhamento num rede interna, basta ter em mãos o ip dela. Configure os usuários e grupos com permissão de acesso a máquina e tenha certeza que todos conseguem acessar via ssh nela. Como exemplo, aqui o usuário será 'user' e o endereço do host servidor será 'meu.server.br' . Crie uma pasta para ser o repositório dos projetos. Aqui usaremos como exemplo a pasta '/pasta/repo' . Agora, no servidor, você vai criar uma pasta limpa para receber o projeto e executar o comando de inicialização do projeto git remoto, assim: $ cd /pasta/repo $ mkdir meuprojeto.git $ cd meuprojeto.git $ git --bare init IMPORTANTE : a pasta do projeto compartilhado DEVE terminar com ‘.git’ Em sua área de trabalho LOCAL, você irá para a pasta do projeto que quer iniciar no