Como todo mundo sabe, a Micro$oft comprou a Skype e vai migrar o msn para esse serviço. Por um lado é bom, porque o skype já possue um suporte aceitável no linux - inclusive o compartilhamento de cam, que tinha sido bloqueado pela M$ em outros sistemas que não fosse Windows e MSN.
Segue aqui a receita para instalar a mais nova versão com suporte a msn e facebook para Debian 6 Squeeze. No meu caso é 64bits, mas deve funcionar melhor ainda em sistemas de 32 bits.
Toda a operação deve ser realizada como root.
- Baixe a versão Dynamic do Skype para Linux ( http://www.skype.com/intl/pt-br/get-skype/on-your-computer/linux/downloading.dynamic ).
- Descompacte a pasta do Skype que você baixou em '/opt'. Eu renomeei a pasta para 'skype', porque acho mais fácil de trabalhar.
- Instale os seguintes pacotes:
$ aptitude install lib32asound2 ia32-libs ia32-libs-gtk
- Agora, baixe os seguintes arquivos:
$ wget http://ftp.us.debian.org/debian/pool/main/q/qt4-x11/libqt4-webkit_4.6.3-4+squeeze1_i386.deb $ wget http://ftp.us.debian.org/debian/pool/main/q/qt4-x11/libqt4-phonon_4.6.3-4+squeeze1_i386.deb $ wget http://ftp.us.debian.org/debian/pool/main/q/qt4-x11/libqt4-xmlpatterns_4.6.3-4+squeeze1_i386.deb
- Não instale esses pacotes com o dpkg. Você deve descompactá-los com o comando 'ar' :
$ ar -x libqt4-webkit_4.6.3-4+squeeze1_i386.deb $ ar -x libqt4-phonon_4.6.3-4+squeeze1_i386.deb $ ar -x libqt4-xmlpatterns_4.6.3-4+squeeze1_i386.deb
que irá gerar uma pasta 'usr' na pasta do skype com o conteudo:usr/lib/libQtWebKit.so.4 usr/lib/libQtWebKit.so.4.6 usr/lib/libQtWebKit.so.4.6.3 usr/lib/libphonon.so.4 usr/lib/libphonon.so.4.3 usr/lib/libphonon.so.4.3.1 usr/lib/libQtXmlPatterns.so.4 usr/lib/libQtXmlPatterns.so.4.6 usr/lib/libQtXmlPatterns.so.4.6.3
- Com isso, já poderá executar o skype com o comando
$ LD_LIBRARY_PATH=/opt/skype/user/lib/ ./skype
- Para disponibilizar a outros usuários do sistema, crie um script de nome 'skype' em '/usr/local/bin' com o seguinte conteudo:
#!/bin/sh LD_LIBRARY_PATH=/opt/skype/usr/lib/ /opt/skype/skype
e dê permissão de execução para que outros usuários do sistema o usem
$ chmod ugo+x /usr/local/bin/skype
Assim, você poderá executar o skype onde quiser, inclusive criar um icone em sua barra de tarefas ou na área de trabalho.
Fonte: Introdução para skype para linux
Comentários
Postar um comentário